Imagem Alt

ACERVO DIGITAL

O Complexo Cultural Rampa nasce do encontro de arte, museu e paisagem neste lugar de história e memória. Do período que antecede a construção de seus edifícios históricos aos dias de hoje, milhares de pessoas, sonhos e esperanças passaram por aqui. Ponto central para a história brasileira no contexto da Segunda Guerra Mundial, conjuntamente às ocupações no município de Parnamirim, o espaço da Rampa é conhecido e reconhecido por seus usos neste contexto.

No entanto, um mesmo lugar pode ser iluminado por vários ângulos. Para além desta etapa de sua vida, pesquisada e documentada, ao Complexo Cultural Rampa também interessam as histórias não antes contadas: a história do rio, a relação das populações deste território

com esta paisagem natural e construída, os saberes, fazeres e imaginários que nascem desse encontro.

Partindo do conceito de paisagem cultural – encontro entre homem e paisagem, que se transformam mutuamente – e de lugar de memória – que aporta memórias construídas e reinventadas ao longo do tempo – foi constituído o Núcleo Museológico da Rampa, com acervo inteiramente digital. Partindo de mapeamentos, depoimentos, pesquisas históricas e fichas poéticas, a plataforma digital oferece ao público a oportunidade de conhecer mais sobre esse espaço em um intrincado tecido de vozes, imagens e mapas. O passado – em suas histórias, memórias e imaginações – é insumo fundamental para o sonho e para os voos de futuro.

NAVEGUE PELO ACERVO DIGITAL USANDO OS FILTROS

Seg - Sex: 09h ‒ 20h
Sáb ‒ Dom: 09h ‒ 18h

Adultos: R$25
Crianças e estudantes: gratuito

Santos Reis, Natal - RN,
59010-710